Enquanto eu respirar de Ana Michelle Soares

Título: Enquanto Eu Respirar
Autor: Ana Michelle Soares
Género: Biografia, Não-ficção
Ano: 2019
Avaliação: 5 em 5

Como já devem ter percebido, não costumo ler biografias ou livros não ficcionais. Simplesmente não se enquadram no meu estilo preferido. No entanto, este chamou-me muito a atenção! É escrito por uma mulher brasileira com cancro da mama, a AnaMi, que criou uma comunidade nas redes sociais onde partilha com o mundo o seu quotidiano de uma forma muito pouco deprimente, com mais foco na vida do que na doença. Felizmente, só conheci uma pessoa com esta doença e já partiu há muito tempo, a minha querida professora da primária, por isso é uma realidade que desconheço.

Adorei a forma como a Ana escreveu, a demostrar o quanto a vida pode (e deve) ser linda mesmo sabendo que se tem um prazo de validade mais curto. No fim de contas, nenhum de nós sabe quanto tempo vai por cá andar, por isso tomamos a vida como garantida, com uma mentalidade de "não faço agora, mas um dia farei", como se o tempo chegasse para tudo. A Ana e a sua amiga Rê (de Renata), destacam a importância do momento presente, não deixando o que mais se deseja para depois e, estabelecendo novos sonhos e objectivos. Tendo sempre um propósito.

A sua escrita é inspiradora e, por diversas vezes, me vieram lágrimas aos olhos! Numa dessas vezes tive de parar a leitura porque estava numa sala de espera rodeada de pessoas 😛

Deixo a seguir um dos meus excertos preferidos para que percebam o estilo do livro e, como é óbvio, aconselho muito a sua leitura!

" - Quero uma vida igual à da música, Ana. Poder dançar na chuva quando ela vem. 

- Já tá dançando, bem linda, no meio de uma tempestade"

Comentários

Mensagens populares