O retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde

Título: O Retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Género: Romance, Ficção
Ano: 1890
Avaliação: 5 em 5

O Retrato de Dorian Gray é o único romance de Oscar Wilde - infelizmente! Dorian é um jovem com posses que consegue a juventude eterna mas, em troca, o seu retrato pintado pelo amigo, Basil, vai-se alterando com a passagem do tempo, ganhando uma expressão pesada e velha que revela a sua verdadeira essência.

Normalmente quando não gostamos das personagens também não gostamos do livro, certo? Acontece que no caso desta obra eu detestei o Dorian, pela sua ingenuidade e imaturidade - não sou mais específica para evitar expor muito sobre a narrativa. O que é certo é que Dorian não faz de todo o meu género e não é o típico protagonista herói e perfeito, que surge para salvar o dia.

Irei, sem dúvida, ver um dos filmes baseados no livro. Tenho sempre curiosidade em verificar de que forma apresentaram as personagens, pois quando lemos um livro criamos imagens na nossa cabeça que mais ninguém cria precisamente daquela forma. Para mim, Dorian surgiu como um Leonardo Di Caprio no Titanic, mas não exatamente igual.

A personagem que mais gostei foi o Lorde Henry, um aristocrata hipócrita e sempre sarcástico, também amigo de Dorian Gray. Só se lerem entenderão porquê.👌

Deixo, por fim, um dos meus excertos preferidos:

"Ceder a uma tentação é a única maneira de nos libertarmos dela. Se lhe resistirmos. a alma enlanguesce, adoece com as saudades de tudo o que a si mesma proíbe (...)"

Comentários

Mensagens populares