E se eu morrer amanhã? de Filipa Fonseca Silva


Título: E se eu morrer amanhã?
Autor: Filipa Fonseca Silva
Género: Ficção, Literatura Portuguesa
Ano: 2023
Avaliação: 5 em 5

Apercebi-me, no momento em que ia começar a escrever a análise a esta obra, que é a primeira vez que faço um review por aqui de um autor português. Por conseguinte, comecei imediatamente a ler uma das minhas escritoras preferidas, Sophia de Mello Breyner, para mais tarde vir aqui dar a minha opinião e relembrar que por cá também se escreve muito bem!

O que posso começar por dizer sobre este livro é que, quando for grande quero ser como a Helena! Toda espevitada, confiante e aventureira. Helena é uma mulher de 79 anos que, por ter tido o azar de pegar fogo à sala do seu apartamento, é obrigada a ir viver com a filha. Visto que se depara com a sua sanidade mental em questionamento, acaba por revelar a toda a família o seu segredo mais bem preservado: não estava a ficar louca e mantinha uma vida sexual ativa.

Perante uma premissa destas, quem é que não tem curiosidade em ler esta obra!? Acho fantástico, atual, precisa de ser falado e discutido! Os homens falam abertamente de sexo, mas uma mulher, ainda por cima mais velha, só vem mostrar que estamos todos de olhos tapados para uma realidade que é experienciada por muitas pessoas e não tem mal nenhum. Absolutamente nenhum. E deixem-me que lhes diga, deve acrescentar uns quantos anos de longevidade!

Adorei a escrita fluida, cómica e com um desenrolar sempre interessante. Belíssimo!

Comentários

Mensagens populares