Por Favor Cuida Da Mamã de Shin Kyung-Sook
Título: Por Favor Cuida Da Mamã
Autor: Shin Kyung-Sook
Género: Ficção, Literatura Asiática
Ano: 2008
Páginas: 224
Avaliação: 4 em 5
Quando este livro me veio parar às mãos (foi oferecido), não pensei que fosse gostar tanto dele, mas a verdade é que relevou ser uma leitura bastante proveitosa e profunda.
Uma mulher, já com uma certa idade, desaparece numa estação de metro, na cidade de Seoul. A família, preocupadíssima, começa uma busca para a encontrar. Ao perceberem que não tinham uma foto sua recente para colocar nos panfletos, dão-se conta da distância que os separava.
A narrativa acontece do ponto de vista dos vários familiares, sendo que, a que mais me incomodou foi a perspectiva do próprio marido. Adivinham porquê?
No meio das emoções, memórias e receios pelo paradeiro da mãe, descobrem também alguns segredos que escondia e apercebem-se de determinados momentos em que a trataram de forma menos adequada, devido ao seu próprio comodismo ou má interpretação. Mas assim são as mães, sempre perseguidas por olhares críticos (sim, até pela própria família).
Tal como disse no início, não esperava que este livro fosse tocar-me tanto mas, talvez por ser mãe, identifiquei-me com alguns momentos que a personagem viveu. Lamentavelmente, para a sociedade as mães nunca fazem nada bem. Por mais que se esforcem, lutem, sofram, falta sempre alguma coisa. Este livro foca-se muito nisso, no costume de apontar o dedo a quem já carrega o mundo às costas. É uma leitura essencial a todos os que são filhos de alguém 😉
Pretendo reler.
Comentários
Enviar um comentário
Expressa-te.