Apesar do Sangue de Rita da Nova

 
Título: Apesar do Sangue
Autor: Rita da Nova
Género: Ficção
Ano: 2025
Avaliação: 5 em 5

Eis que Rita nos surpreende com um drama familiar, contado pelas vozes de várias personagens em pontos variados das suas vidas. Este é, sem dúvida, o melhor livro da Rita. 

Pedro é apenas uma criança, mas já conhece a dor do abandono. Glória, a avó, consciente da sua própria mortalidade, procura uma solução para o neto que a permita partir em paz. 

Trata-se de uma narrativa ficcional (se bem que a relação entre a mãe e a filha me faz lembrar imenso duas pessoas que conheço 🤔), cheia de sentimentos amargos, decisões infelizes e muita esperança entrelaçada nas vozes que se unem pela criança em causa. Normalmente, obras com tempos alternados custam-me um pouco a ler se tiver distrações à minha volta, só que esta está muito bem desenvolvida e com capítulos curtos, que permitem uma leitura proativa e envolvente. Não há momentos aborrecidos, tudo o que é essencial é dito. 

Recomendo muito!

Frases preferidas:

"Só quando sabemos que temos para onde voltar é que nos podemos dar ao luxo de voar com as tempestades que nos invadem o espírito. "

"A idade é uma coisa tramada: dá-nos  conhecimento, sabedoria e experiência de vida, mas tira-nos o tempo para aplicarmos todas as aprendizagens que fomos colecionando. E o tempo não faz nada senão esgotar-se (. . . )"



Comentários

Mensagens populares