O Jardim dos Animais com Alma de José Rodrigues dos Santos
Título: O Jardim dos Animais com Alma
Autor: José Rodrigues dos Santos
Género: Romance, Ficção, Thriller
Ano: 2021
Avaliação: 4 em 5
O cadáver de Noé, um etólogo, surge num tanque de uma orca no Oceanário e uma mulher, a sua colaboradora, é presa pela Judiciária. Tomás Noronha, o marido, parte numa missão para descobrir o verdadeiro homicida e, pelo caminho, descobre um segredo terrível sobre o planeta e a verdadeira essência dos animais.
Esta obra estava na minha lista desde que saiu e finalmente senti que tinha chegado a hora de a ler. Foi a minha estreia com o autor.
Percebo o objetivo, entendo a mensagem perfeitamente (como vegana que sou) mas, infelizmente, a insistência e repetição de factos científicos sobre os animais tornou a leitura aborrecida. O que me leva a crer que quem deveria, de facto, ler o livro todo e refletir sobre a sabedoria presente em cada capítulo, acabará por desistir ainda no início.
A ideia de juntar um caso de homicídio por resolver está bem pensada, assim como o desenvolvimento da narrativa, que foi o que garantiu o meu interesse no livro.
Como é óbvio, aconselho vivamente a leitura, mas aviso já que não é muito fácil. Se quiserem aprender de que forma andamos a ser enganados, façam-no!
Frases marcantes:
"Se parássemos hoje a queima de combustíveis fósseis, o que não é possível, o planeta levaria dois séculos a recuperar. Mas se parássemos hoje o consumo de carne, o que depende apenas da vontade de cada um, o planeta recuperaria numa década e meia."
"Não há dois polvos iguais. Dependendo dos casos, as diferenças podem resultar de personalidades diferentes ou de experiências passadas diferentes, mas que as diferenças existem é inquestionável. A perceção de uniformidade resulta da pobreza da observação. Quanto mais observações fazemos, mais diferenças encontramos"
Comentários
Enviar um comentário
Expressa-te.