À Descoberta de Vida no Cosmos de Lisa Kaltenegger


Título: À Descoberta de Vida no Cosmos
Autor: Lisa Kaltenegger
Género: Não ficção
Ano: 2015
Avaliação: 5 em 5

Duvido que exista alguém que nunca tenha olhado para o céu noturno em busca de qualquer sinal diferente que indicasse a possibilidade da existência de vida fora do nosso planeta. Praticamente todos nós gostaríamos de testemunhar o momento em que tal notícia aparece na televisão! Ia ser o assunto mais falado de sempre! Mas, provavelmente não acontecerá durante a nossa breve passagem por cá.

Este livro está muito interessante, do início ao fim. Levou-me a refletir sobre o tema de uma forma que nunca tinha feito antes. Para começar, quando/se encontrarmos um planeta onde exista vida será que vai estar ao mesmo nível que a nossa? Também houve um período bastante longo na história da nossa Terra em que os humanos não existiam e era povoada apenas por animais e plantas. Dá que pensar. Depois, de que forma poderemos comunicar se a vida encontrada ainda não tiver consolidada uma tecnologia capaz de a executar? Ou então, que língua utilizar, se nós próprios não entendemos a língua de um povo que seja de outro país e continente? 

Gostei imenso de aprender que as sondas Voyager 1 e Voyager 2, lançadas para o espaço em 1977, incluem um Disco de Ouro com sons e imagens da Terra e da humanidade. E como é que as outras formas de vida podem reproduzir tal informação? Acontece que para além do disco, incluíram os materiais e as instruções para a construção de um gira-discos. Se isto não é engraçadíssimo - e ambicioso!?

Ainda há mais questões do que respostas no que toca a este tema e, muito por desenvolver nós próprios enquanto civilização para que os nossos descendentes possam viver aquilo que até agora só fomos capazes de imaginar em filmes e livros de ficção científica. No entanto, se quiserem entender um bocadinho melhor acerca da dimensão da nossa existência e adquirir um pouco de mais respeito pelo nosso planeta, recomendo muito a leitura.

Frases preferidas: 

"Os planetas são tão comuns que existem em torno da maior parte das estrelas. Na nossa galáxia , há cerca de 200 mil milhões. Este número impressionante indica que há milhares de milhões de novos mundos por explorar - só na nossa galáxia."

"A morte das estrelas maciças espalha no cosmos os elementos necessários para formar novas estrelas e planetas, incluindo os seis elementos essenciais para qualquer forma de vida na Terra - carbono, hidrogénio, azoto, oxigénio, fósforo e enxofre."

"O Disco de Ouro conta a história do nosso planeta, captada em imagens, som e ciência: 115 imagens da vida na Terra e 90 minutos de uma seleção musical de diferentes culturas e épocas; sons naturais produzidos por ondas, relâmpagos e vento; cantos de baleias e aves; sons produzidos por seres humanos, por exemplo, risadas; e saudações em cinquenta e cinco línguas."


PS: Enquanto lia este livro, descobriram enxofre em Marte.

Comentários

Mensagens populares