O Homem Duplicado de José Saramago


Título: O Homem Duplicado
Autor: José Saramago
Género: Romance, Realismo Mágico
Ano: 2002
Avaliação: 5 em 5 

Um professor de história, numa maré de aborrecimento e marasmo, é aconselhado a ver um filme para melhorar o ânimo, mas descobre que um dos atores secundários é um homem exatamente igual a si. 

A primeira parte começou proporcional à disposição do professor Tertuliano Máximo Afonso, com uma introdução lenta e com pouca informação, que deixa o leitor longe de presumir a transformação enorme que se dá no fim do enredo. De certeza propositada, vindo de uma mente como a de Saramago, para que a leitura fosse assim como é - surpreendente.

Esta história impressionou-me positivamente, pois não pensei que daria lugar a um drama tão profundo o facto de duas pessoas serem milimetricamente iguais, por isso esperava uma narrativa extravagante, mas sem toda a problemática que o autor produziu. Saramago, sempre a mostrar que a sua reputação é merecida. 😍

A meio da leitura, pelo conceito interessante e curioso que Saramago foi idealizar, achei que seria capaz de dar um belo filme; agora imaginem a minha cara quando descobri que já existe uma obra cinematográfica baseada nele e, ainda por cima, com um protagonista bem conhecido (Jake Gyllenhaal)! Se calhar não é surpreendente para muita gente e eu própria gosto bastante dos filmes dele, mas deste nunca tinha ouvido falar.

Comentários

Mensagens populares